quarta-feira, 8 de julho de 2009



Da mesma forma que os refrigeradores, os condicionadores de ar são máquinas térmicas que transferem calor de uma região fria para uma mais quente.
Os aparelhos de ar condicionados são contituídos por um compressor, um condensador e um evaporador, porém não utilizam a mesma substância refrigerante que o aparelho de refrigerador doméstico. Alguns utilizam o freon 22, o que apresenta uma temperatura de ebulição igual a -40,8oC à pressão atmosférica o que permite sua condensação sob menores pressões que as substâncias utilizadas nos refrigeradores, quando seu objetivo é refrigerar o ambiente.
No ar condicionado, o ar do ambiente passa por um filtro que retém o pó e a umidade nele contidos e, após filtrado, entra em contato com a serpentina onde é resfriado, retornando ao ambiente através de um ventilador.
O condensador deve ficar do lado de fora do ambiente que queremos refrigerar, pois ele aquece e o excesso de calor não deve aquecer o ar do ambiente que queremos resfriar.
O ar condicionado também tem a função de aquecer o ambiente e, neste caso, um aquecedor elétrico é utilizado, fazendo com que circule água quente ou vapor por um tubo semelhante a serpentina.
Da mesma forma que o refrigerador, a troca de calor se dá por convecção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário